Acúmulo de lixo e o mosquito Aedes Aegypti

November 28, 2017

 

Além de todo o problema para o meio ambiente e para a organização do condomínio, o acúmulo de lixo pode ser muito prejudicial à saúde. Em tempos de surto de dengue, a questão do lixo pode se tornar um grande inimigo do combate à doença.

O mosquito Aedes Aegypti é capaz de transmitir inúmeras doenças e, entre elas, se destacam quatro: a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya. O mosquito vive até 35 dias; ao longo de sua vida, não percorre mais de 600 metros e, em 80% dos casos, as pessoas são infectadas em casa. Sendo assim, é possível afirmar que o mosquito teve origem nas imediações, ou seja, na própria casa, na casa dos vizinhos ou no próprio condomínio.

Onde falta saneamento, esgoto e coleta de lixo, há mais focos do mosquito; por isso, é necessária atenção especial à higiene. Para quem mora em condomínio, as palavras de ordem são limpeza e organização do lixo. Nesse momento, é importante que os moradores se envolvam com a causa, principalmente se o síndico se mostra desinteressado. É fundamental que a equipe de limpeza seja instruída de maneira específica no combate ao mosquito, priorizando ralos, vasos de plantas, piscina, áreas comuns e depósitos de lixo. Além disso, passar à equipe de limpeza métodos para otimizar a higienização e informações sobre qual a frequência ideal para o serviço também são de suma importância.

Para evitar que o lixo fique exposto na rua, sujeito a acúmulo de água e, consequentemente, proliferação do mosquito, o condomínio precisa providenciar uma lixeira com tampa, mas com a parte de baixo permitindo a passagem da água. De qualquer forma, o ideal é que essa lixeira fique fora da calçada e em um recuo do próprio edifício; em algumas cidades do Brasil, deixar na calçada já é proibido por lei, como é o caso de Maceió e de São Paulo.

A coleta seletiva já ajuda bastante a conter a proliferação do mosquito. O motivo disso é que, através desse método de separação do lixo, a matéria orgânica fica separada dos demais materiais. Então, o lixo que atrai os mosquitos (matéria orgânica) não fica mais no mesmo local que os lixos que acumulam água (plástico, metal e vidro).

Fonte: Letícia Gloor

Please reload

Condomínio Mirante do Vale

Marabá - PA

Condomínio Mirante do Vale - 2017. Todos os Direitos Reservados

Horários

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

​​Sábado: 8:00 - 12:00

Localização

Baixe

Botao_Google_Play.png
Baixar_na_App_Store.svg.png