Economia de energia no condomínio

November 28, 2017

 

A economia de energia se assemelha muito à economia de água dentro do condomínio. O primeiro ponto semelhante é a diminuição do valor da conta, que faz com que os moradores se engajem com mais facilidade. O outro ponto é que, para o condomínio conseguir economizar energia, ele precisa fazer um trabalho de conscientização com os moradores, pois o maior consumo se dá dentro das unidades e não nas áreas comuns. Saiba mais sobre economia de água em condomínio.

Quando a atitude ambiental se relaciona com o financeiro, como no caso da energia, percebe-se que há um maior número de pessoas empenhadas em reduzir os gastos, e a gestão precisa tirar proveito disso. Porém, existem várias ações que o próprio condomínio pode fazer para economizar energia.

  • Substituição de equipamentos

Trocar equipamentos que ocasionam excesso de consumo de energia elétrica por outros de melhor rendimento.

  • Implantação de instrumentos de controle

As minuterias são dispositivos elétricos que permitem manter as lâmpadas acesas temporariamente.

Existem dois tipos: a eletrônica e a eletromagnética, mas ambas permitem a instalação de sistemas coletivos ou individuais. No sistema coletivo, uma série de lâmpadas é conectada. O sistema individual é mais econômico que o coletivo e, ao contrário deste, permite ligar individualmente as lâmpadas de cada andar ao se acionar o botão de comando.

  • Instalação de sensores de presença

Também chamados de minuterias sensoriais, esses equipamentos acionam a iluminação ao detectar a presença de alguém ou de alguma coisa em movimento.

Existem três tipos de tecnologias disponíveis: a infravermelho, de ultrassom e a dual.

A de infravermelho é sensível a fontes de calor (corpo humano); a de ultrassom emite ondas de ultrassom que são rebatidas de volta ao receptor do sensor, acionando a iluminação; e a dual combina as duas tecnologias em um só equipamento.

  • Substituição do chuveiro elétrico dos apartamentos e áreas comuns

O chuveiro tradicional deve ser substituídos pelo uso de energia solar para aquecimento de água. A medida pode ser adotada através da instalação de coletores solares e do reservatório térmico. Entretanto, a implantação de sistemas de aquecimento solar em edificações existentes pode ser complexa e deve ser avaliada por especialista.

  • Conscientização dos moradores

A conscientização das pessoas ainda é a estratégia mais eficiente para a redução do consumo de energia. E, quando falamos em conscientização, também está em jogo a vigilância. Não só o síndico, como o zelador, os porteiros, os faxineiros e os próprios condôminos têm a responsabilidade de estar atentos aos hábitos que estão sendo prejudiciais à economia do condomínio.

Fonte: Secovi- BA

Please reload

Condomínio Mirante do Vale

Marabá - PA

Condomínio Mirante do Vale - 2017. Todos os Direitos Reservados

Horários

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

​​Sábado: 8:00 - 12:00

Localização

Baixe

Botao_Google_Play.png
Baixar_na_App_Store.svg.png